BIFINHOS DO LOMBO COM MOLHO DE MOSTARDA

BIFINHOS DO LOMBO D' A MOSTARDA NO NARIZ


Estes bifinhos fazem-se "num piscar de olhos" e o resultado é sempre fantástico. Principalmente para quem adora mostarda... Eu!!! Como já devem ter reparado 😄

amostardanonariz
Bifinhos do Lombo com Molho de Mostarda

Mais uma vez comprei os bifinhos no talho Mercado da Carne Gourmet. É óptimo, porque se os quiser congelar, os senhores colocam-nos logo em saquinhos separados e em vácuo. Tudo super bem acondicionado. Sou fã!!!

Tenham só em atenção que devem tirar os bifinhos do frigorífico uns 15 minutos antes de os cozinharem. Assim ficam mais próximos da temperatura ambiente, cozinhando mais rápido e melhorando o sabor. Isto é para a carne que não estiver congelada - congelada, a forma correta de descongelar é colocar na prateleira de baixo do frigorífico entre 24 a 48h de antecedência, dependendo do tamanho das peças. Como os bifinhos são finos, neste caso bastará as 24 horas.

Eu tempero com alho, louro e pimenta e reservo no frigorífico umas horas. Só coloco o sal no momento em que cozinho a carne.  O sal desidrata e as carnes querem-se suculentas. É também por essa razão que não devem utilizar garfo, ou espetar a carne com o que quer que seja. Usem uma pinça, ou espátula para virar, senão estão a desfazer o que se pretende quando se sela a carne, que é reter os sucos no seu interior.

A única excepção é quando uso o termómetro, mas aí espeto mais ou menos a meio do tempo, para ver a temperatura no centro e deixo ficar. Utilizo essencialmente quando estou a cozinhar carne no forno. Consigo fazê-lo porque o meu termômetro é tipo sonda, ou seja, tem um cabo resistente ao calor e a parte digital fica do lado de fora do forno (é do IKEA e custou cerca de 7€).

Ora vamos lá à receita. É mesmo muito fácil!

BIFINHOS DO LOMBO COM MOLHO DE MOSTARDA


INGREDIENTES (3 pessoas)

. 3 bifinhos do lombo de novilho
. 2 dentes de alho picados
. 3 folhas de louro
. Q.b. pimenta
. Q.b. sal
. Q.b. Azeite
. 2 colheres de sobremesa de manteiga
. 2 colheres de sobremesa de mostarda (eu uso a com grão, acho mais saborosa)

PREPARAÇÃO

. Com umas duas horas de antecedência (com pressa pode ser no momento) temperar os bifinhos com o alho, a pimenta e as folhas de louro (partir  aos pedaços e distribuir 1 por cada bife).
. Reservar no frigorífico.
. Tirar do frigorífico uns 15 minutos antes de cozinhar.
. Com o lume alto, numa frigideira bem quente colocar o azeite e deixar que este aqueça.
. Colocar os bifinhos na frigideira, temperar com sal do lado que está para cima e deixar selar (deixando ficar sem picar, nem pressionar). 
. Quando os bifinhos se soltarem por si só, estão selados desse lado (frigideira que não seja anti-aderente, que é o melhor neste caso), virar e temperar com sal do lado oposto.
. Deixar selar o outro lado (se a frigideira for anti-aderente, vão levantando uma ponta com a pinça ou espátuta e espreitando, até verem que está dourado.
. Se gostarem da carne mal passada, tirar os bifinhos e reservar. Se não, deixar mais um pouco com o lume mais baixo. Depois tirar e reservar.
. Baixar o lume e adicionar a manteiga (cuidado, queima muito rápido) e deixar derreter.
. Na mesma frigideira adicionar a mostarda (se tiver pouco molho, colocar mais um pouco de manteiga) e mexer bem, de forma a ficar homogéneo.
. Voltar a colocar os bifinhos na frigideira, para que fiquem com o sabor do molho em toda a superfície.

Como sabem, acompanhei estes bifes com um Risotto de espargos e telha de Parmesão, mas costumo também acompanhar com puré de batata ou um simples arroz Basmati. Quando me apetece um pouco mais de contraste no prato, também costumo acompanhar com um puré de pastinaca ou de aipo bolbo. Fica excelente e diferente.

BOM APETITE!!!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS

ALDEIAS DE XISTO - ALDEIA DAS DEZ

VAMOS FALAR DE LEITÃO...