EMPADÃO DE CARNE DA MINHA MÃE

EMPADÃO DE CARNE D'A MOSTARDA NO NARIZ


Adorava o Empadão de carne que a minha mãe fazia. É super simples, rápido e sai sempre óptimo.

Eu ainda o simplifiquei mais um bocadito, pois a minha mãe fazia o puré de batata de raiz e eu costumo utilizar o puré de batata congelado do Pingo Doce. Com uns pequenos truques que vos vou revelar, este puré fica tal e qual o feito em casa com batata cozida.


amostardanonariz
Empadão de Carne


EMPADÃO DE CARNE D'A MOSTARDA NO NARIZ


INGREDIENTES:

. 500g Carne picada de vaca ou de frango (compro no Mercado da Carne)
. 1 Pacote de puré de batata congelado (uso o do Pingo Doce)
. 400ml Leite (2 pacotes de 200ml)
. 1 Colher de sopa de manteiga com sal
. 1 Cebola picada
. 1 Dente de alho picado
. Q.b. Azeite
. Q.b. Sal, pimenta, noz moscada
. 1 Pacote de queijo Flamengo ou Mozzarella ralado



amostardanonariz

Empadão no forno


PREPARAÇÃO:


. Colocar os cilindros de puré de batata num tacho, com 200ml de leite, num lume baixo, para que vá derretendo lentamente. Mexer de vez em quando.


. Deitar um fio de azeite numa frigideira (não é necessário cobrir o fundo) e puxar a cebola e o alho até ficarem translucidos.


. Juntar a carne picada e fritar bem (eu compro a carne picada no Mercado da Carne, onde tenho imensa confiança, mas com a carne picada mais vale prevenir, por isso deve ficar bem passada).


. Temperar com sal e pimenta a gosto (se for frango também tempero com um pouco de noz moscada e ervas de Provence). Reservar.


. Adicionar a colher de manteiga ao puré e temperar com pimenta e noz moscada a gosto (não é necessário sal). Ir mexendo, para envolver bem os temperos, derreter os cilindros na totalidade e aquecer uniformemente.


. Adicionar aos poucos os restantes 200ml de leite, até obter a consistência do puré que gosta (eu adiciono a totalidade).


. Colocar uma 1ª camada de puré a cobrir o fundo de um pirex.


. Colocar a camada de carne picada por cima, evitando o molho.


. Colocar outra camada de puré a cobrir a totalidade da carne.


. Finalizar com o queijo ralado por cima (ou pincelar com 1 ovo batido, se preferir).


. Levar a forno pré-aquecido a 180º até dourar (entre 20 a 30 minutos).


Esta receita costuma ficar tão boa, que embora dê à vontade para 4 a 6 pessoas, raramente sobra... Somos 3, cá em casa:D


BOM APETITE!!! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS

ALDEIAS DE XISTO - ALDEIA DAS DEZ

SUFLÊ DE CAMARÃO E ESPINAFRES